top of page

Horta Mandala José Cardoso Pires

 

Nome Comum:  Palmeira de Leque ; palmeira do México

Nome Científico - Washingtonia robusta (latim)

Origens geográficas: Norte-oeste do México.

No JAA da ESJC 4 exemplares . No mapa nº6


Dimensões adultas: Altura até 25 metros. O estipe pode medir 20 metros enquanto a sua folhagem pode atingir até 4 metros de envergadura.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Todos mas bem drenados.
Clima: Resistência até -8°C das palmeiras adultas.
Exposição: Sol.
Crescimento: Rápido.

Características e utilizações:
A palmeira do México (Washingtonia robusta) é uma palmeira muito elegante. Seu tronco é único e muito fino, pode medir até 80 cm de diâmetro.
Leva muito alto uma coroa de grandes folhas unidas de cor verde brilhante. Isto valeu-lhe o nome nos Estados Unidos de "skyduster palm", literalmente o pano de poeira do céu.
Estas folhas serviam antigamente para a tecelagem e a construção de telhados de palha.

As  palmeiras Washingtonias são plantas que não devem ser limpas das folhas secas pois estas dão suporte às outras folhas. Quando as retiramos as folhas verdes vergam imediatamente começando logo o processo de envelhecimento e morte.Para além desta particularidadeo corte das folhas tem ainda outra implicação mais grave pois liberta odores característicos que atraem o escaravelho das palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus), contribuindo para a expansão da praga e contaminação de exemplares saudáveis. Só devem, portanto, ser intervencionadas em situações muito especiais e se for mesmo necessário o corte de folhas verdesé preciso proteger a superfíciede corte com pasta cicatrizante com açãoinseticida: efetuarcortes lisos e não lascados. É preciso então evitar todo o tipo de feridas, uma vez que as lesões propiciam os ataques. Neste sentido arealização de cortes deve serlimitadaao período mais frio do ano (dezembroafevereiro).,

Plantada no exterior, a palmeira do México irá oferecer uma bela floração branca quando o verão chegar. As flores estão agrupadas em grandes inflorescências que, posteriormente, vão dar nascimento a numerosos pequenos frutos redondos de cor preto brilhante. A palmeira do México é hermafrodita, isto é, que os frutos estão presente em todas as palmeiras.
É necessário podar as folhas inferiores que secam quando a palmeira está a crescer. Muito escultural, esta palmeira também pode ser cultivada em vaso e pode ser utilizada como planta de interior. Isso limita obviamente seu crescimento .

http://www.jf-loures.pt/assets/washingtonias.pdf

bottom of page