top of page

 

 

SEXTAS VEGETARIANAS, Turma do 2ºano de Restauração.

Projeto interdisciplinar de Área de Integração, Economia, Cozinha, Bar , Gestão e Controle

Pesquisa realizada na Disciplina de Área de Integração 

 

 Ao analisarmos a obra  “Escritos Sobre Uma Vida Ética, de Peter Singer , destacámos  e analisámos o princípio de liberdade /responsabilidade, concluindo que somos responsáveis pelo que podemos impedir, o sofrimento dos animais e  decidimos promover o projeto Sextas Vegetarianas.

Na reflexão sobre o tema do menor consumo de carne, considerámos, o sofrimento como um  mal, “seja quem for aquele que sofre. Abordámos o conceito de senciência e descobrimos que este conceito significa que a maior parte dos animais não humanos podem sentir dor e sofrimento, tal como nós.

Questionámos o conceito de especismo, ou seja que não devemos unicamente ter em consideração a espécie, quando refletimos sobre o mal de matar. Assim sendo, a consequência das premissas anteriores conduziu-nos a defender que também é imoral o sofrimento que provocamos nos animais não humanos para os comer.

Da análise dos excertos da obra "Libertação Animal",  concluímos que os defensores dos direitos dos animais, têm o dever de defender: o vegetarianismo, por duas ordens de razões:

- razões compassivas,  compaixão para com os animais pois muitos continuam a comer carne de animais que passam as suas vidas amontoados, privados  do seu alimento natural e da liberdade e cuja morte violenta gera sofrimento atroz; 

- razões ecológicas, uma vez que a produção intensiva de animais, gerada pela procura excessiva de alimentos, desgasta o planeta causando desflorestação de florestas, poluição atmosférica pela libertação do gás metano das fezes dos animais, para além do excessivo consumo de água e de cereais que daria para reduzir a fome no mundo. 

 

 

Concluímos assim que a defesa do menor consumo de carne pode começar por ser ignorada, ridicularizada e refutada, um dia reconheceremos que é um dever ético de todos nós.

bottom of page