top of page

Projeto interdisciplinar    O corpo e o espírito

A estética e a ética da contemplação

Suryanamascar - Saudação ao SOL

SURYA = Sol

NAMASKARA = Saudação

 

 

A  sequência chamada saudação ao Sol celebra o nascer de cada dia e traz leveza e felicidade para o coração. Seja qual for a raiz desse encadeamento de 12 posturas, uma coisa é certa:

O SOL é fonte de todas as formas de vida, por isso, reverenciá-lo conduz ao conhecimento da própria força interior.

Saudar o SOL significa honrar tanto o Sol interior quanto o exterior, a força criativa do Universo que irradia dentro e fora do corpo.l

Geralmente as 108 posturas  (suryas) são vinculadas a uma passagem, a uma troca de

estações ou até a um evento ativista e então algumas pessoas encontram o propósito de saudar o Sol durante o evento ou a transição.


Para destacar alguns fatos que envolvem esse número mais do que especial, verificamos que o diâmetro do Sol é cento e oito vezes o diâmetro da Terra e a distância média da Lua para Terra é de cento e oito vezes o diâmetro da Lua. 

 A Chakra significa a interseção das linhas energéticas do corpo e há 108 linhas energéticas 

no nosso corpo.

Curiosidades à parte, decidir ou não participar de uma sequência de cento e oito vai depender unicamente da predisposição e condições físicas do praticante, não dispensando também a assistência de quem irá conduzir o vinyasa; pois, nem todos que acham que estão preparados para tal “homenagem” ao Sol, na verdade podem não estar e a referida prática somente irá trazer consequências não desejadas.

bottom of page