top of page

1. Objetivos iniciais e atuais

Inspirado na filosofia epicurista da Grécia Antiga, tem como finalidade promover os valores epicuristas da amizade, liberdade, pensamento próprio, temperança, felicidade e altruísmo e a criação de espaços exteriores que favoreçam: a valorização do solo e princípios ecológicos; a livre expressão de ideias; a prática meditativa; a autossuficiência, a compaixão por todos os seres. Este projeto tem um cariz interdisciplinar e  de envolvimento da comunidade educativa, da Junta de  Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, bem como da Câmara Municipal de Loures, mas poderá envolver todos os interessados em desenvolver uma cultura de escola inclusivista, sustentável e uma horta de agricultura permanente ou permacultura.

A outra fonte de  inspiração, recente, prende-se com o Movimento de Transição surgido a partir dos movimentos ambientais e sociais e fundado sobre os princípios da permacultura. O objetivo deste modelo de transição consiste em transformar as comunidades em modelos sustentáveis, ligados à natureza, mais resilientes  a crises económicas e ambientais, consequentemente menos dependentes de recursos não renováveis e economicamente insustentáveis. Considerando o caráter contagiante  no tocante à adesão, cada vez maior, a estas formas alternativas de habitar o planeta, cuidamos poder lançar uma semente nos nossos alunos, sensibilizando-os para os reais problemas ambientais, gerando consciência, esperança  e facultando-lhes práticas sustentáveis de relação com a natureza.

2. Fundamentos teóricos

Os fundamentos teóricos, filosóficos e epicuristas, serão investigados nas obras seguintes:

Epicuro, Carta a Meneceu; Miguel Spinelli, Os Caminhos de Epicuro; J. Brun, O Epicurismo; A. Botton, O Consolo da Filosofia, Capítulo II, “O consolo para a falta de dinheiro”; Poemas de Ricardo Reis (heterónimo epicurista de Fernando Pessoa); F. Alberoni, A Amizade; J. Chevalier e A. Gheerbrant, Dicionário de Símbolos; P. Singer, Ética Prática, Escritos para uma Vida Ética e Como Havemos de Viver?; Paulo Borges, Quem é o meu Próximo?; Ricard Matthieu, Em defesa da Felicidade e a Arte da Meditação.

Professora Ana Paula Vieira

bottom of page